O Atendimento ao Cliente e a Inteligência Artificial
Engana-se quem pensa que a inteligência artificial é o futuro para as tecnologias humanas. Ela já faz parte do presente de nossas relações e do atendimento ao cliente.
Na evolução natural da humanidade e das relações sociais, é extremamente comum identificarmos o apego e o desejo pelas novas tecnologias. Muitas vezes, quase que de uma maneira fanática, o homem busca o avanço tecnológico para suprir suas demandas e alcançar novos horizontes.
Ao longo dos últimos anos, temos presenciado a popularização das mídias e aplicativos digitais. As pessoas, gente como a gente, aderiram e propagaram Facebook, Youtube, Whatsapp, Netflix. As pessoas incorporaram o novo e o digital em suas vidas.
Obviamente, as companhias aderiram a este processo. A tecnologia e o digital estão fazendo as empresas mudarem suas hierarquias e modelos de negócios. Afinal, agora, os consumidores interagem com as marcas/ empresas de diferentes maneiras e por diversos canais. A adaptação é essencial para sobrevivência na selva digital.
Mas e o futuro da Inteligência Artificial?
A popularidade da Inteligência Artificial cresce a cada dia no cenário de atendimento ao cliente. A possibilidade de otimização de tempo, recursos e a rápida resolução de solicitações dos clientes brilha nos olhos dos empreendedores.
Robôs, chatbots, sistemas de resposta e acompanhamento automáticos, baseados em interações humanas não saem da mente e do planejamento dos empreendedores. Então, temos um cenário de avanço e popularização da inteligência artificial em todos os canais de atendimento ao consumidor, que irá se perpetuar pelos próximos anos.
Porém, é bom salientar que a inteligência artificial simula os comportamentos humanos. E, se a qualidade de atendimento ao cliente não for trabalhada, não há automatização que melhore a relação entre cliente e empresa.
Um retrato disso é que, em pesquisa realizada por uma empresa de canais de atendimento ao cliente, foi revelado que 35% dos brasileiros consideram falar com um SAC pior do que ficar preso no trânsito (confiram a matéria na íntegra CLIQUE AQUI).
O futuro é tecnológico. Mas ele continuará a ser humano.