Gestão | O que é Endomarketing – Pt. 1
A Qualidade está no sangue da GCC.
E quando falamos em Qualidade, não se aplica apenas ao Atendimento ao Cliente, mas também no processos, no planejamento e na execução.
Por isso, entendemos que as boas práticas de gestão fazem parte do nosso DNA também.
Seguindo esta filosofia, iremos apresentar um conteúdo sobre Endomarketing, dividido em duas partes. Pois compreendemos que a Qualidade começa dentro de casa, com nossos próprios colaboradores e culmina em resultados de excelência. E é disso que esses dois posts irão tratar.
Afinal, nosso maior investimento é SER HUMANO.
CONTEXTUALIZANDO O ENDOMARKETING
Que empresa não sonha e ter todos os colaboradores engajados e motivados?
Em ter um clima organizacional bom, onde as relações de gestão e entre áreas funcionam em harmonia?
Onde o desenvolvimento e o reconhecimento chegam a todos, de maneira que os colaboradores produzam mais e melhor, com qualidade e gerando resultados de excelência?
Realmente, parece um modelo ideal de empresa. Mas como você já deve estar imaginando, não é um ideal simples de ser alcançado.
Num panorama geral, a cultura organizacional de trabalho mudou muito nos últimos séculos. As antigas relações de trabalho, com sistemas de exploração da mão de obra, carga horária abusiva e atividades meramente mecanizadas, perderam seu espaço. Hoje, o mundo é globalizado e tecnológico, exige alta produtividade e capacidade de inovação de empresas e colaboradores.
No meio desse contexto, foi despertado o interesse corporativo pelo intelecto e potencial humano dentro das empresas.
Em pesquisa realizada com mais de 30 mil pessoas de 15 países, a consultoria Right Management concluiu que pessoas motivadas são 50% mais produtivas do que as demais. Apenas este fato já nos dá um grande indicativo para o engajamento do colaborador ser uma área de investimento estratégico. Mas ainda tem mais!
Em outra pesquisa, realizada pela Dale Carnegie Training juntamente com a MSW, com mais de 4.500 funcionários, o resultado obtido foi o seguinte:
- $11 bilhões são perdidos anualmente pela rotatividade de pessoal;
- Empresas com colaboradores engajados superam as demais em até 202%;
- 66% dos colaboradores não estão totalmente engajados.
Dadas tais informações, encontramos dois pontos prinicpais:
- a motivação dos colaboradores pode ser o grande diferencial entre uma empresa de médios resultados e uma empresa inovadora e com resultados de excelência!
- Muitos funcionários estão longe de estarem motivados ou em ambientes que estimulem essa motivação.
Então, o que fazer para criar este ambiente e motivar os colaboradores?
Como citado anteriormente, a cultura organizacional e o modo como se dão as relações dentro de uma empresa mudaram muito nos últimos tempos. Imaginar que, apenas por estar empregado e ter um salário motivará o colaborador e despertará todo seu potencial é uma falácia.
Surge, então a necessidade de cuidar do colaborador, do público interno. Surge então o ENDOMARKETING.
O QUE REALMENTE É O ENDOMARKETING
Essa expressão foi cunhada pela primeira vez na década de 70 por um brasileiro chamado Saul Faingaus Bekin, que na época trabalhava no departamento de Marketing da Johnson & Johnson.
Ele percebeu a necessidade de um alinhamento interno e um cuidado diferenciado com esse público que, muitas vezes, não recebia a devida atenção e investimento.
Para Bekin, “o Marketing é o responsável por identificar e atender satisfatoriamente as demandas não atendidas no mercado; marketing é entender e atender o mercado. Endomarketing® é a função invisível, subjacente, do próprio marketing. Endomarketing® é o conjunto dos processos internos que gera valor para a organização. É fazer com que todo o público interno esteja informado, alinhado, engajado e finalmente comprometido em entregar “aquela” promessa ao mercado.”
Quando lemos pela primeira vez, essa afirmação pode parecer um tanto quanto ousada. Mas vale lembrar que essas são as palavras de um profissional de sucesso, executivo de empresas como Citibank, Phillip Morris e a já citada Johnson & Johnson. Além de já ter sido convidado pelo “papa do Marketing”, Phillip Kotler, para debates e rodas de conversação sobre o assunto.
Agora que temos a devida contextualização sobre a importância do Endomarketing dentro de uma corporação e seu potencial de resultados, podemos conceituá-lo como:
Toda atividade estratégica que envolve o universo do colaborador, no intuito de proporcionar a ele uma melhor experiência diária com a empresa, a ponto de despertar seu potencial e eficiência máximos, num relacionamento duradouro que traga impactos e resultados positivos diretos em clientes internos e externos.
Pois bem. Tão importante quanto identificar a necessidade e a importância do Endomarketing, é saber como aplicá-lo.
Ora, se ele envolve toda atividade estratégica no universo do colaborador, com foco em resultados para a corporação, devemos, primeiramente, entender que universo é esse e como o colaborador está inserido. E aqui, temos o primeiro e mais importante passo para realizar um bom trabalho de Endomarketing: o diagnóstico.
Realizar um diagnóstico (com excelência) é de suma importância para o trabalho que vem a seguir. De maneira objetiva, cada empresa possui sua própria cultura, negócio e colaboradores. Entender cada aspecto de como sua empresa já foi, como está e onde quer chegar é fundamental para que as metas estabelecidas sejam alcançadas.
Agora, você sabe o que esse diagnóstico deve avaliar?
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Na continuação deste post, traremos dicas para realizar um Diagnóstico e também outros passos importantes na gestão de um trabalho de Endomarketing.
Texto e conteúdo original feito por Thayron Lacerda, Coordenador de Marketing.